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Mar

A chegada a Faro poderá ser feita via marítima, uma vez que a cidade é servida por um Porto / Cais Comercial com as seguintes características:

Elementos sobre a aproximação ao Porto
Sonda mínima referida ao zero hidrográfico:
Barra – 8.0 metros
Canal – 5.5 metros
Bacia de manobra – 5.5 metros
Densidade da água no canal e cais: água salgada – 1.025
Altura média da maré em BWAV/PMAV: 0.53 / 3.38
Altura média da maré em BWAM/PMAM: 1.37 / 2.63
Natureza do fundo: areia

 

Informações sobre o cais / Restrições
Porto de operação diurna – As manobras são efetuadas preferencialmente no período diurno. Restrições da maré – As manobras são efetuadas preferencialmente no período da enchente.

Nota: Navios com dimensões superiores às que se referem de seguida, ou chegadas/saídas/ mudanças fora dos períodos estipulados (período diurno e/ou enchente de maré), poderão ser admitidos após análise e parecer favorável do Departamento de Pilotagem da Autoridade Portuária.

Nome do Cais: CAIS COMERCIAL
Comprimento: 200 metros
Altura do cais acima do Z.H.: 5 metros
Máximo comprimento fora - a – fora: 110 metros (até 120 metros, análise caso a caso).
Calado máximo: 64 metros
Calado máximo ao cais: 7.0 metros
Gruas – O cais está equipado com 3 gruas
2×6 ton SWL e 1X12 ton SWL

Nome do Cais: TERMINAL DE COMBUSTÍVEIS (ponte-cais)
Altura do cais acima do Z.H.: 5 metros
Distância entre Duque d' Alba: 37 metros
Máximo comprimento fora-a-fora: 100 metros (até 110 metros, análise caso a caso).
Calado máximo: 6.4 metros
Calado máximo ao cais: 7.0 metros
Deadweight máximo: 6000 ton
Deslocamento máximo: 7500 ton

CABOS DE AMARRAÇÃO NÚMERO À PROA À E POPA
Navios com deadweight inferior a 3000 ton Mínimo 4,2 devem ser espringues
Navios com deadweight entre 3000 e 6000 ton Mínimo 5,2 devem ser espringues

MANGUEIRAS NÚMERO COMPRIMENTO DIÂMETRO
LPG 4 10 metros 2 polegadas
JET A1/Gasoil 3 10 metros 6 polegadas

Serviços disponíveis Fornecimento de água, eletricidade, combustível, e recolha de lixo e águas residuais.

REBOCADORES
O porto de Faro dispõe de um rebocador com 400 bhp obrigatório para navios de cargas perigosas.”