Site Autárquico

Centro Ciência Viva do Algarve

Antiga central Elétrica de Faro desde 1910 até final dos anos trinta.

Em 1962 instala-se ali a Corporação de Bombeiros Municipais que se manteve até 1993.

Quatro anos depois o edifício é reabilitado e passa a Centro Ciência Viva do Algarve, inaugurado no mesmo ano.

"Das Estrelas às Estrelas" é o tema central da exposição permanente no Centro Ciência do Algarve, onde o visitante é levado através de uma viagem que começa com as estrelas galácticas e o nosso planeta, e termina no sistema lagunar da Ria Formosa e suas estrelas do mar.

A viagem é realizada através da interação com módulos relacionados com a física e a química da luz e da cor, uma sala dedicada à Ria Formosa, uma estufa inteligente, um jardim de energia infinita, e um terraço com uma vista deslumbrante sobre a Ria Formosa.

A exposição permanente leva o visitante através de diferentes facetas do sistema solar, à biosfera marinha e costeira, através de um mergulho da superfície para as profundezas dos oceanos, em uma viagem exploratória que ajuda a desvendar os segredos da origem e do futuro da vida.

Os módulos interactivos cobrem os temas da evolução do planeta e dos oceanos, a sua biodiversidade, os processos físicos e químicos associados ao mar, o ambiente e até mesmo os aspectos económicos da actividade humana relacionada com o mar.
Existem módulos para ajudar a esclarecer muitas das dúvidas sobre a fenómenos físicos e geológicos associados com o mar e com as forças da natureza presentes no quotidiano do ambiente marinho e costeiro.

Entre os módulos interactivos destacamos o "apalpário" (tanque de toque, onde os visitantes podem tocar suavemente exemplares da fauna e da flora da Ria Formosa), os movimentos das correntes da atmosfera e do oceano, a evolução dos oceanos do Panthalassa aos oceanos existentes atualmente, o vulcão, o simulador de terramotos (mesa de agitação), as marés, o vórtice, o furacão, a tensão superficial, os hemisférios de Magdeburgo, a base para o Oceano, a luz através de profundidade do oceano, os aquários de águas tropicais e da costa do Algarve, e os aplicativos de multimédia dedicados entre outros à Ria Formosa.

Na estufa inteligente, os visitantes conhecem plantas que crescem "sem terra" em culturas hidropónicas e aeropónica, observar "jardins suspensos", alfaces alimentados por peixes e até mesmo plantas carnívoras.
Por fim, os visitantes terão a oportunidade de apreciar a Ria Formosa do nosso terraço, onde encontrarão vários módulos associados ao sol. O terraço do Centro Ciência Viva do Algarve é um local privilegiado para a observação de aves, desde Ria Formosa é uma área de paragem importante para inúmeras aves que fazem seu caminho para ou a partir de África.

 + INFO

 

Morada:
Rua Comandante Francisco Manuel, s/n
8000-250 Faro

37º00'47.09''N 7º55'10.08''W
Tel: 289 890 920 - chamada para a rede fixa nacional
E-mail: info@ccvalg.pt
Site: www.ccvalg.pt  www.facebook.com/ccvalgarve