Site Autárquico

Andorinhas recriadas

Andorinhas recriadas

De 22 de setembro de 2017 a 30 de dezembro de 2017

Ler Artigo

Andorinhas recriadas

Andorinhas recriadas

A ACASO – Associação Cultural e de Apoio Social- apresenta a exposição “Andorinhas Recriadas”, um trabalho executado pelas utentes seniores do Centro Comunitário Al-Hain. Estes trabalhos estão inseridos no projeto “Lendas e Rendas”, que visa aliar os costumes, tradições e símbolos do concelho às artes manuais e contemporâneas, orientadas para a sua função ocupacional e terapêutica.
Esta exposição surgiu a partir de outra instalação artística efetuada no ano passado -“Andorinhas 1000”- que consistia em 1000 andorinhas de várias cores aplicadas numa rede de trapilho, colocadas na fachada do edifico icónico da Sociedade Recreativa Olhanense, em pleno coração da cidade.
Como forma de reutilização e aproveitamento do trabalho efetuado, surgiu a ideia de aplicar pequenos pontos de bordados e croché com motivos abstratos e concretos de forma a decorá-las e dar uma nova vida.
A ideia de as andorinhas ficarem suspensas numa casa tradicional do Algarve justifica-se na medida que estas aves são usualmente “vizinhas de muitas casas espalhadas por aí, fizeram o seu merecido descanso.”
Todas as andorinhas foram feitas à mão. Desde a sua conceção à decoração.

Equipa técnica
Monitora de artes:Joana Rocha

Utentes do Centro Comunitário Al-Hain: Maria José Gomes; Maria dos Anjos; Laurinda Raposo; Bernardete Jubilot; Ilda Norte; ; Balbina Nóbrega; Maria Albertina; Lídia Fernandes