Site Autárquico

IV Festival Internacional de Música Barroca de Faro

IV Festival Internacional de Música Barroca de Faro

De 04 de maio de 2018 a 02 de junho de 2018

Ler Artigo

IV Festival Internacional de Música Barroca de Faro

A edição de 2018 do 4º Festival Internacional de Música Barroca de Faro (FIMBF) trará a Faro alguns dos melhores músicos da Alemanha, Hungria, Suíça, Noruega, Islândia, Japão e Portugal, especializados em música antiga e com uma extensa carreira em todo o mundo. O programa do festival deste ano é dedicado aos compositores da Europa Central e do Norte e também visa celebrar o 350º aniversário do nascimento de François Couperin, um dos mais importantes compositores e pedagogos barrocos.

O Festival começa com um concerto na Sé Catedral de Faro, no dia 4 de Maio às 19h, dedicado à música religiosa de François Couperin. Duas solistas vindas de Basileia (Suiça), um dos principais centros de difusão da música antiga a nível mundial, Junko Takayama e Cristina Rosário, irão juntar-se ao aclamado organista português João Paulo Janeiro para tocar um programa dedicado a Couperin: Le Maître du Choeur à la Chapelle Royale, além do famoso e expressivo Troisième leçon de Ténèbres e a Messe dês Paroisses.

No dia 19 de Maio, pelas 18h, o mais antigo Consort de Flautas de bisel de Portugal, fundado por Rosado e composto por alunos do Conservatório Regional do Algarve, fará o programa Solo vs. Consort na Igreja Matriz de Estoi e contará com a já tradicional participação do Ensemble de Flautas de Loulé, entre outros músicos convidados.

O concerto seguinte será inteiramente dedicado a Johann Sebastian Bach, no dia 26 de Maio às 19h, com um dos mais esperados programas de concerto do ano em Portugal: o agrupamento Harmonie Universelle, dirigido por Florian Deuter e Monica Waisman interpretará Die Kunst der Fugue BWV 1080. Certamente será um evento memorável.

O festival será encerrado com um concerto do Currentes Ensemble, no dia 2 de Junho às 19h, na Igreja de Santa Bárbara de Nexe. O conjunto é constituído por músicos provenientes da Escandinávia, com elevada relevância dada a sua especialização em improvisação histórica. Jostein Gundersen - Flauta de bisel e direção - e seus músicos irão transportar-nos até ao fascinante mundo da improvisação barroca.

 

Mais informações: 914406015