Site Autárquico

Festa em Honra da Nossa Senhora dos Navegantes - Ilha da Culatra

Festa em Honra da Nossa Senhora dos Navegantes - Ilha da Culatra

De 07 de setembro de 2019 a 19 de outubro de 2019

Ler Artigo

O Museu Regional do Algarve apresenta a exposição "Festa em Honra da Nossa Senhora dos Navegantes", de 7 de setembro a 19 de outubro de 2019 (inauguração no dia 7 de setembro, pelas 18H00). A preparação desta festa especial  e as suas atividades lúdicas e religiosas, organizadas pela comunidade da Ilha da Culatra, são aqui apresentadas sob vários olhares.

 

A Festa em Honra da Nossa Senhora dos Navegantes tem lugar no primeiro fim-de-semana de agosto. São dois dias de atividades lúdicas e religiosas que terminam na procissão que percorre as ruas da Culatra.
Sábado e domingo os barcos são engalanados, o Vila do Mar que transportará a Senhora dos Navegantes, o Selma que irá buscar a Senhora do Rosário a Olhão e o Rio Odiel que transportará a banda. Sábado à noite haverá baile no Clube União Culatrense.
Domingo. A Nossa Senhora dos Navegantes sai da Igreja da Culatra. O altar com a imagem é transportado rumo a Olhão, cruzando a ria ao encontro da Nossa Senhora do Rosário.
Ao mesmo tempo, em Olhão, a Nossa Senhora do Rosário deixa a Igreja Matriz e segue em procissão.
Em frente ao cais, as duas imagens encontram-se, é um momento emocionante de celebração.
Rumam em direção à Culatra, acompanhados por dezenas de embarcações de todos os tipos e tamanhos. A banda segue-as.
Na Culatra recebem a companhia do Sagrado Coração de Jesus. Começa a procissão à volta da Ilha. No final detém-se nas traseiras da Igreja onde o senhor Bispo faz um sermão. Segue depois em direção ao cais para a bênção do mar.
A Nossa Senhora dos Navegantes acompanha a Nossa Senhora do Rosário que embarca de regresso a Olhão. No cais agitam-se lenços em despedida. Para o ano haverá mais um encontro sobre as águas.