Site Autárquico

Maria Mergulhão, Messages in a bottle

Maria Mergulhão, Messages in a bottle

De 05 de dezembro de 2019 a 23 de fevereiro de 2020

Ler Artigo

O trabalho de Maria Mergulhão abrange pintura, poesia, performance e instalação, afirmando se sempre numa conotação confessional. As pinturas de tamanho geralmente grande, pintadas a spray em cores gritantes, revelam palavras ou frases emotivas e de caracter pessoal. A plasticidade destas peças é familiar por associação a técnicas do grafitti, em contraste com o uso de figuração, pintura abstracta e texto.

Messages in a bottle, apresenta uma seleção de pinturas que exploram clichés da musica pop – frases que ficam no ouvido, e que eventualmente começam a definir uma geração, ou uma época. A artista, interessa-se particularmente por aquelas frases que definem certos aspectos de feminidade e que contribuem para a integração de frases relacionadas com a emancipação da sexualidade da mulher, no  nosso dia-a-dia. Nesta exposição, Maria Mergulhão interroga-se sobre o papel do plágio no mundo da arte, extendendo estas ideas á formação de historias, mitos e lendas.

Maria Mergulhão nasceu em 1993 em Lisboa, mudou-se para Londres em 2010 onde estudou Fine Arte na faculdade de Goldsmiths, na University for Creative Arts e na faculdade Sotheby’s Institute. Vivendo sempre no meio artístico, a artista mudou-se para Portugal em 2016, onde desde então trabalha e escreve no seu estúdio cor-de-rosa nos arredores de Lisboa.

A exposição estará patente de 5 de dezembro de 2019 a 23 de fevereiro de 2020, no Museu Municipal de Faro.