Site Autárquico

1907-1914: a primeira era de ouro do cinema francês na coleção de cartazes do Museu Municipal de Faro

1907-1914: a primeira era de ouro do cinema francês na coleção de cartazes do Museu Municipal de Faro

De 31 de julho de 2021 a 02 de janeiro de 2022

Ler Artigo

No próximo dia 31 de julho, pelas 18 horas, o Museu Municipal de Faro inaugura a exposição “1907-1914: a primeira era de ouro do cinema francês na coleção de cartazes do Museu Municipal de Faro”. Reunindo 33 cartazes raros, a exposição pretende oferecer um olhar sobre a produção cinematográfica gaulesa, num período em que esta alcançou a hegemonia mundial, e permite aos visitantes apreciar o trabalho de alguns dos maiores ilustradores da época.


Estes cartazes, recolhidos nas principais salas de espetáculo de Lisboa e Porto pelo artista e colecionador farense Joaquim António Viegas, integram uma extensa coleção com mais de 300 exemplares, entre os quais 141 cartazes de cinema franceses, italianos, escandinavos e norte-americanos. Esta coleção, já exposta anteriormente em versão mais alargada na Cordoaria Nacional e também no Museu Municipal de Faro, encontra-se atualmente em processo de classificação para Tesouro Nacional, dado tratar-se de um conjunto de prestígio internacional, com alguns exemplares únicos dos primórdios do cinema. O seu estudo será apresentado também no dia da inauguração, num trabalho que se deve à investigação exaustiva de Adelaide Ginga, Marta Mestre e Jean-Louis Capitaine, e que tem a chancela da Caleidoscópio, constituindo um dos momentos altos deste evento.


Com curadoria do investigador Jorge Carrega, esta exposição resulta de uma parceria entre o Museu Municipal de Faro e o CIAC-Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve, contando com o apoio da União das Freguesias de Faro, Alliance Française Algarve, Associação FARO 1540 e Filmsbytheyear.com.