Site Autárquico

Gastronomia

Toda a região Algarvia apresenta uma gastronomia rica em tradição, cujas origens remontam aos tempos históricos da presença dos romanos e árabes.

A gastronomia Farense, aliando estas raízes históricas à sua localização ímpar assenta em ingredientes que refletem os sabores frescos do mar e os aromas agradáveis e fortes do campo.
Como exemplo da importância da Ria Formosa e das atividades ligadas à pesca, temos o famoso arroz de lingueirão, choquinhos fritos ou carapaus alimados e para sobremesa nada melhor que os gulosos Dom Rodrigo ou um morgado de amêndoa.

Uma das principais iniciativas de promoção dos produtos da Ria Formosa é a Festa da Ria Formosa, organizada pela VIVMAR - Associação de Viveiristas e Mariscadores da Ria Formosa, e que ocorre entre final de julho e início de agosto. Aqui saboreia-se o melhor que a Ria e o mar nos oferecem desde as ostras ao lingueirão, berbigão, mexilhão, búzios, amêijoas, caranguejos, entre outros, são cozinhados de forma tradicional ou aliando as novas tendências gastronómicas. 

 

Pratos típicos:

Deixamos aqui uma lista de alguns pratos típicos e doces da região que poderá provar em restaurantes e festivais da região:

- Carapaus alimados
- Perna de carneiro no tacho
- Carne de porco com amêijoas
- Papas de milho, mais conhecida como Xarém
- Ervilhas com ovos à Algarvia
- Perdiz estufada
- Coelho frito
- Cozido de grão (jantarinho de grão)
- Lulas recheadas à Algarvia
- Polvo no forno com entrecosto
- Bifes de atum de tomatada
- Favas à moda do Algarve
- Canja com conquilhas
- Gaspacho de alho
- Conserva de cenouras à Algarvia

 Doces:

- “Queijinhos” de Figo e amêndoa
- Frutos/animais de massa de amêndoa
- Bolo mimoso
- Estrelas de figo e amêndoa
- Folares
- Pudim de Laranja
- Dom Rodrigo

Consulte no mapa a oferta do concelho.

Documentos para Download